domingo, 25 de outubro de 2009

MUNDO EDUCAÇÃO I – Professores Promovidos

Olha só!!! Amigas e companheiras de luta! Já pararam pra pensar que nós fomos promovidas??? Alias, já fomos promovidas duas vezes...Obaaaa!!!
Então... no início, bem no início, éramos tratadas como “professorinhas”, muito meigo e muito respeitoso por sinal, porque pelos meus contatos com pessoas mais antigas na área, soube que ser professora naquela época era estar no mais alto degrau da sociedade, além de que, as professoras eram respeitadas e acima de tudo eram valorizadas, era chique ser professora, e sorte era aquele que conquistava o coração de uma e então sim, estava feito na vida.
Depois, os anos passaram e a “professorinha” passou a ser tratada por “tia”...aiaiaia....tia???.......ainda bem que essa maneira carinhosa de chamar a professora de tia não se perpetuou...nada contra não, era admissível que criancinhas menores tratassem suas professoras de tias, para facilitar a adaptação... Tá bom!!!
E daí???...Chegou a promoção!!! Hoje somos reconhecidas como Profissionais da Educação...que honra, somos profissionais. Ate que enfim, somos reconhecidas como profissionais. Mas, espera aí??? E as professoras antigas eram o quê???...Bem, eram professoras... e excelentes por sinal, que conseguiam ensinar e os alunos realmente conseguiam aprender e a fórmula mágica infelizmente se perdeu no tempo, devido ao sistema (esse é um assunto que trataremos mais tarde)
Com as mudanças ocorridas em todos os setores da sociedade, passou-se a exigir cada vez mais do cidadão, e hoje em dia, não basta apenas ter um Ensino Fundamental ou um Ensino Médio concluído, porque, antes, para atuar na área da educação, bastava apenas fazer três anos de magistério e pronto, já éramos professoras e hoje há a necessidade de especificação na área, de cursar uma faculdade, de uma pós-graduação e muito melhor ainda se tiver o mestrado e o doutorado, sem contar que temos horas e horas de cursos de qualificação e aperfeiçoamento por ano.
Ora, sem qualificação qualquer um é professor, basta apenas ter boa vontade e temos por aí milhares de pessoas que realmente tem boa vontade e são professores, pois sabem ensinar o que sabem, de forma não tão didática (digamos assim)...
Então...está justificada a nossa promoção??? Mas ainda quero dizer o seguinte: infelizmente, professores ainda não são bem vistos na sociedade, e tem muita gente por aí que diz: Não sei porque os professores reclamam tanto? Só trabalham 4 horas por dia, ainda tem um mês de férias todo ano e 15 dias na metade do ano... OW! Categoria folgada!!!
Epa, epa, epa.........venho aqui defender a minha categoria!!!
Qual trabalhador normal que leva deveres pra casa, que fica horas no computador digitando textos, procurando algo de interessante pra apresentar aos alunos (que não tenha que apelar pra melancia pra despertar o interesse da criançada) ,que acorda no meio da noite entusiasmado e corre anotar suas idéias.....(Oba!!! quem sabe assim o fulaninho não aprende!!!); que pode estar morrendo de tristeza e desânimo, mas que diante de mais de 35 crianças (realidade de escola publica), não pode deixar a peteca cair, que tem que chegar em casa e ainda estar disposta a ouvir lamentações do companheiro, que tem que aturar filhos se atracando por causa do vídeo game, que tem q cuidar dos afazeres domésticos (bem...a maioria das mulheres, sendo professoras ou não), enfim..........que tem que ser multifuncional?? E mais, que tem que repor dias letivos e conteúdos só porque participou de um movimento por reajuste de salário, valorização, equiparação salarial, etc. Alguma outra categoria repõe?
Pare e pense: são mais de 35 crianças juntas, sob responsabilidade de um único profissional que não descansa um só minuto sequer, que não se desliga, e que como todo excelente profissional que é (ou deveria ser) está sempre buscando o melhor e acreditando que de suas mãos estão sendo lançadas sementes, e torce para que essas sementes cresçam saudáveis e que frutifiquem...
Por isso que eu digo: Todos os professores merecem o céu!!! Acho que já garanti meu lugar!!! Assim seja!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário